Avançar para o conteúdo principal
                Entrevista: Campeão no futebol e na vida




                       "estou grato ao Mourinho
 por tudo o que me deu"

                                                                      Maniche
                            
                               Entrevistado por: Andreia Carneiro





Nuno Ricardo se eu começar assim a entrevista, quase ninguém o reconheceria. Certo?
Provavelmente só a família e mesmo assim ficariam com dúvidas (risos) pois, Maniche surgiu desde os 9 anos de idade.


 
Em criança foi treinar para o Sport Lisboa e Benfica.
 O menino, antes de ser o famoso Maniche, já sonhava ser um grande jogador?
 
Sim. Como todas as crianças que nascem num bairro humilde, o sonho é efetivamente um dia ser jogador de futebol ao mais alto nível.

Aos 16 anos, integrou a equipa titular do Benfica e confessou que poder estar ao lado de Cannigia era magico, pois era amigo do seu grande ídolo, Maradona. Nos dias de hoje quais são os jogadores que mais aprecia em campo?

Recordo efetivamente dessa frase pois com 16 equipar ao lado do Cannigia não era para todos. Já que também era o melhor amigo do meu ídolo de infância. Apesar de nessa altura ter outras referências como figo ,João Pinto. Mas, hoje em dia não tenho qualquer referencia pois a qualidade baixou muito apesar de gostar do Modric do Real Madrid, porque tem mais ou menos as minha características.

Para ser-se um bom jogador, é necessário ser muito profissional, dedicado e talentoso. Mas, também são necessários os bons treinadores. O Mourinho, que encontrou no FC Porto, e onde acabou por ganhar tudo,  foi o melhor dos seus misters?
 
Costumo dizer que foi o meu "Pai" no futebol pois apostou e acreditou em mim em 3 clubes diferentes. Por isso é muito mais... estou grato ao Mourinho por tudo o que me deu. Mas é certo, que o treinador ajuda bastante na tua carreira, juntamente com os colegas que podes encontrar, por isso se chamar: Equipa.

O que sente um homem, quando vence uma Champions League?
 
Orgulho e dever cumprido! Pois é um título que todos os jogadores sonham e querem conquistar, e eu tive esse privilégio que jamais poderá ser apagado.
 
 
 
 
 

Depois de muitos jogos, vitorias, e títulos que palavras diria hoje o Maniche a:
Mancini: Grazie per avermi dato i'opportunitá di essere campione prlo inter milan
 e a
Javier Agirre: Podria ser mejor..

 
E Scolari, que palavras ouviria de si, se o encontrasse na sua próxima ida ao café assistir a um jogo da Seleção Nacional?
 
Mister, porque não me levou ao europeu 2008?
 
 
 
O que sentiu o camisola 18, no Europeu de 2004?
 
Prazer, Alegria e Orgulho em representar o meu país. 2004 ficou é ficará na minha memória e na de todos os portugueses como a melhor seleção de todos os tempos.

Quando lhe dá saudade vai rever os golos que marcou na sua carreira? Qual aquele que pensa, "parece impossível que eu o tenha conseguido marcar".
 
Raramente ou quase nunca vejo ou revejo os meus golos, não gosto viver do passado, mas sim, do presente a pensar no futuro. Mas confesso, que o golo no europeu 2004 contra Holanda, ficará na memória de todos os portugueses e pelo mundo fora, pois, ainda, hoje falam desse golo em qualquer parte do mundo.


 
No seu currículo contam-se equipas nacionais e internacionais, por exemplo: Inter de Milão Atlético Madrid e Chelsea. Quais os adeptos que ao recordar ainda lhe trazem lagrimas aos olhos?
 
provavelmente os adeptos que mais marcaram a nível internacional foi o Atlético de Madrid e depois o Inter de Milão. A nível nacional, obviamente, o Porto.

 
Muitas são as causas solidárias que abraçou e abraça. Usar o nome para beneficio dos que mais precisam é um orgulho ou uma forma de preencher a alma de satisfação?
 
As duas coisas.... Ao ajudar os que precisam é  uma forma de expressar a nosso interior mas acho que por vezes é um dever e não custa nada só preenche ainda mais a nossa alma. Sinto-me orgulhoso em poder ajudar quando posso...







Quem tem a melhor equipa e o melhor treinador para a nova temporada no Futebol Português?
 
É muito subjetivo responder a essa pergunta. Por vezes nem sempre ganha a equipa que tem melhor plantel mas sim, aquela que for mais regular e competente ao longo do campeonato...Este ano vai ser mais equilibrado, emotivo e atrativo.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rádio Manuela Cardoso:   Não escolhi a Rádio, ela é que me escolheu!                                                                                                       Jornalista: Andreia Carneiro         Manuela Cardoso, uma eterna menina da rádio. De Lamego para o Mundo, um coração que bate a cada palavra que envia para o seu auditório. Descubra-a nesta conversa de amigas... Vai valer a pena!          Uma menina da rádio, eternamente, apaixonada pela profissão. Concordas comigo? Menina da rádio, faz-me lembrar um filme português bem antigo... Sim, mesmo que quisesse disfarçar não conseguia. Eternamente apaixonada, 100% apaixonada pela rádio. Para mim: " Fazer rádio é um eterno vício para quem verdadeiramente nasceu radialista!" como escreveu Mettran Senna  Onde e quando teve inicio esta paixão?  É mesmo uma paixão (  ) e que começou bastante cedo. Era ainda bastante pequenita, andaria para aí na escola primária e como o meu pai( J
Desporto na Rádio Pedro Ferreira   A Paixão pela rádio                                                                                       por: Andreia Carneiro  Há anos que a voz de Pedro Ferreira se ouve na Antena 1, em reportagens de desporto e em relatos de futebol. Mas, quis a vida profissional que a  mais bonita conversa, até aos dias de hoje, tenha sido  com Miguel Torga. Todos os passos na rádio foram contados por si, num regresso de Kiev.     Conta-me como nasceu a tua paixão pela rádio?   A minha paixão é mesmo a rádio. Foi praticamente a minha casa desde o dia em que nasci. O meu pai começou a trabalhar aos 16 anos na Emissora Nacional, foi jornalista durante mais de 40 anos, e eu desde muito cedo frequentei a rádio, observava tudo o que se passava e deixei-me apaixonar pelo fascinio, quase secreto, da rádio. As pessoas eram apenas um nome e uma voz.       Tinhas outra profissão, em mente, ou jornalismo foi sempre o teu maior interes
Dança            Vadim Potapov                                       "sou vosso por completo"                                                                               por: Andreia Carneiro Como e quando surgiu o teu gosto pela dança, fazes ideia?   O meu gosto pela dança foi pela iniciativa da minha mãe. Na Rússia, ela inscreveu-me nas danças de salão, com 6 anos de idade, onde eu pratiquei até aos meus 10. E por pena minha tive que deixar a dança porque tínhamos mudado da cidade. Passado três anos viemos para o Portugal. E passado um ano, após estar cá, a minha mãe mais uma vez decidiu-me colocar de novo aprender dança. Obrigado Mãe! Porque, agora, sei que é, realmente,  minha verdadeira paixão!           Sendo um bailarino de danças de salão, qual o teu estilo de dança preferido?   Ui isso é uma pergunta difícil, porque gosto de dançar vários estilos. Mas penso que, o que gosto de repetir, várias vezes, talvez seja o samba e