Saúde
Com a Dra. Ana Gonçalves:
Descubra se o seu filho precisa de Terapia da Fala...
Como perceber que uma criança precisa de ajuda de um terapeuta da fala?
O terapeuta da fala trabalha em enumeras “dificuldades”, e não, apenas quando os meninos “não falam bem” ou “gaguejam”, como normalmente a maioria das pessoas pensa. O terapeuta da fala é o profissional de saúde responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e investigação das perturbações da comunicação humana.
É possível perceber se uma criança precisa de intervenção em terapia da fala nas várias faixas etárias, começando na neonatologia (alimentação e comunicação), passando pela idade pré-escolar (competências linguísticas e de comunicação), idade escolar (perturbações da leitura e da escrita, gaguez e comunicação) e adultos (perturbações da linguagem adquiridas, patologias da voz, deglutição, promoção das competências vocais e comunicação em profissionais).
Em que idade é aconselhável terapia da fala?
A terapia da fala deve ser iniciada o mais cedo possível, pois as crianças mais novas exibem melhores resultados do que as crianças mais velhas. Estas também beneficiam com a terapia da fala, no entanto com um ritmo mais lento devido a hábitos já adquiridos, que precisam de ser moldados.
Para além do fator idade, a colaboração ativa dos pais, juntamente com o terapeuta da fala e, de preferência, com o conhecimento de outros profissionais de saúde, é a receita ideal para um tratamento rápido, válido e com resultados visíveis.
Como é o tipo de trabalho que se pode desenvolver?
O trabalho que se desenvolve tem muito a ver com a problemática que a criança apresenta, no entanto tentamos sempre realizar um trabalho dinâmico, com atividades lúdicas, sempre diferentes, para que as sessões sejam mais produtivas e não sejam monótonas nem cansativas.
Em quanto tempo se pode ver algum progresso?
O tempo de progresso é muito relativo, e temos que ter sempre em conta as dificuldades do utente. Há dificuldades mais simples de contornar do que outras. No entanto, é necessário que haja um trabalho nas sessões de terapia da fala, bem como em casa, para que a evolução seja mais visível e consiga ser mais rápida.
Como encaram os pais a necessidade dos filhos precisarem de terapia?
Em crianças com 2/3 anos de idade, por exemplo, já é possível verificar que têm dificuldades e precisam de terapia da fala. Há pais que percebem essas dificuldades, procuram ajuda e aceitam bem a intervenção, por outro lado, também há pais que acham que é cedo e que com o tempo as crianças vão aprender “tudo”.
Que alerta podes deixar aos pais?
Os pais devem estar sempre atentos aos filhos, devem tentar perceber se existem algumas dificuldades, tais como dificuldades na interação, na compreensão e expressão, na sucção, na mastigação, na deglutição, na escrita, na leitura, rouquidão permanente e gaguez.
Caso verifiquem algumas destas dificuldades, ou outras que achem pertinentes, devem procurar um terapeuta da fala para que seja efetuada uma avaliação pormenorizada, de modo a que se perceba se é necessária ou não intervenção em terapia da fala.
Entrevista dirigida por: Andreia Carneiro
Comentários
Enviar um comentário