CONCERTO DE ANIVERSÁRIO DO REMIX
UN CALENDRIER RÉVOLU, DE EMMANUEL NUNES, EM ESTREIA MUNDIAL
Terça, 20 de Outubro
REMIX ENSEMBLE CASA DA MUSICA
I
Nuno da Rocha nova obra para ensemble (estreia mundial; encomenda da Casa da Música)
Gustav Mahler/Klaus Simon Sinfonia nº 1 (2º andamento)
II
19h30 | Sala Suggia | € 12
O Remix Ensemble Casa da Música faz 15 anos.
Em concerto de aniversário, e sob a direcção do seu maestro titular Peter Rundel, o agrupamento de música contemporânea da Casa da Música tem a honra de fazer a estreia mundial póstuma de Un calendrier révolu, de Emmanuel Nunes, compositor para sempre associado à história do Remix.
A destacar também neste programa, Concertini, de Helmut Lachenmann, descrita pelo The Guardian como “uma das mais poderosas, ambiciosas e extravagantes criações” do compositor alemão residente na Casa da Música em 2015. Concertini foi estreada em 2006 e leva-nos ao encontro de um universo extremamente inovador, arrojado, rico e sofisticado, que oscila entre a mais depurada e frágil filigrana sonora e momentos de grande intensidade onde a espacialização tem um papel determinante.
Completam o programa uma estreia de Nuno da Rocha, Jovem Compositor em Residência, e o famoso Scherzo da Primeira Sinfonia de Mahler.
Nestes 15 anos, mais de 350 concertos levaram o mais internacional dos agrupamentos da Casa da Música a vários e importantes palcos: Lisboa, Madrid, Barcelona, Valência, Orense, Monte-Carlo, Toulouse, St. Quentin-en-Yvelines, Orléans, Bourges, Clermont-Ferrand, Estrasburgo, Paris, Reims, Caen, Nimes, Antuérpia, Bruxelas, Roterdão, Amesterdão, Zurique, Luxemburgo, Berlin, Colónia, Witten, Hamburgo, Viena, Budapeste, Reggio Emilia, Huddersfield e Norrköping.
Apresentou em estreia mundial mais de oitenta e cinco obras, entre as quais duas encomendas a Wolfgang Rihm, o concertino para piano Jetzt genau!, de Pascal Dusapin, no programa de encerramento do Festival Musica de Estrasburgo, Le soldat inconnu, de Georges Aperghis, e Da capo, de Peter Eötvös. Fez a estreia mundial da nova produção da ópera Quartett, de Luca Francesconi, com encenação de Nuno Carinhas, apresentada no Porto e em Estrasburgo. O projecto Ring Saga, com música de Richard Wagner, adaptada por Jonathan Dove e Graham Vick, levou o Remix Ensemble ao Festival Musica de Estrasburgo, Cité de la Musique em Paris, Saint‑Quentin‑en‑Yvelines, Théâtre de Nîmes, Le Théâtre de Caen, Grand Théâtre du Luxembourg e Grand Théâtre de Reims.
O Remix Ensemble Casa da Música foi dirigido pelos maestros Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre‑André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico, Brad Lubman, Peter Eötvös e Paul Hillier, entre outros.
Entre os projectos de 2015, merece destaque a estreia mundial da ópera Giordano Bruno de Francesco Filidei, no Porto e em Estrasburgo. Apresenta‑se no Printemps des Arts de Monte Carlo, Elbphilharmonie de Hamburgo e festival Wien Modern (Viena), e leva novamente à cena a ópera Massacre de Mitterer, no Théâtre du Capitole de Toulouse.
O Remix tem onze discos editados com obras de Pauset, Azguime, Côrte‑Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer, Karin Rehnqvist, Pascal Dusapin e Luca Francesconi. A prestigiada revista londrina de crítica musical Gramophone incluiu o CD com gravações de obras de Pascal Dusapin, pelo Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, na restrita listagem de Escolha dos Críticos do Ano 2013.
Comentários
Enviar um comentário