Avançar para o conteúdo principal

Yolanda Soares honra " O nosso Povo"



Nosso Povo", tema de Carlos Paião é o videoclip do single de avanço do novo álbum de Yolanda Soares que estreiou hoje, 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas .
Depois de 3 anos de inspiração, trabalho e muita convicção, e após 5 anos sem lançar um novo álbum, eis que estreia agora a "obra" que a cantora crossover Yolanda Soares considera a mais lusitana, madura, sedutora e romântica das suas produções. Com artistas convidados, nacionais e internacionais, de grande nível, o novo álbum "Royal Fado" promete "coroar" Portugal .


O primeiro single "O Nosso Povo", juntamente com o videoclip, pode ser visto  e estreia no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, por todas as características inerentes ao mesmo.


"O Nosso Povo" de Carlos Paião é o single do novo CD "Royal Fado" da cantora Yolanda Soares cuja edição está agendada para Setembro, e cujo videoclip é agora apresentado.


O single deste CD "O Nosso Povo, um Fado que Carlos Paião compôs para Amália, e que Amália chegou a gravar, não teve no entanto a visibilidade de outros temas/fados, mas é na opinião de Yolanda Soares um dos Fados mais bonitos, com uma letra romântica e de grande carga lusitana. Razão pela qual a cantora crossover Yolanda Soares se sentiu imediatamente impelida a gravá-lo considerando-o o tema ideal para o conceito que quer transmitir deste CD "Royal Fado" e por expressar um sentimento tão actual face ao panorama nacional e europeu. Neste tema sente-se exactamente a alma de um povo em que a letra espelha, quase que, o ser português  na sua plenitude, que inclui o lirismo de Camões, o romantismo dos poetas, a bravura, a tradição, e a esperança de uma personalidade lusitana única.

O videoclip deste single é uma autêntica surpresa, e Yolanda Soares queria que fosse  muito especial por todo o conceito e por ser o seu primeiro videoclip, apesar de já ter no seu historial dois CDs editados. Foi gravado numa das mais bonitas bibliotecas do mundo, a  Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Uma autêntica obra de arte arquitectónica e referencial  que Yolanda considerou ideal para retratar este trabalho. Quando num só espaço se reúnem um tesouro literário de valor incalculável e a opulência da arquitectura e das artes do início do século XVIII, o resultado é uma das mais espectaculares e originais bibliotecas barrocas europeias. No cofre da Biblioteca Joanina encontram-se exemplares de extrema raridade, como uma primeira edição dos Lusíadas.


Com isto, Yolanda quer enfatizar a escrita, a poesia, e toda a riqueza e sabedoria de um povo com inclinação natural, e um poder quase único de conseguir colocar em palavras sentimentos tão difíceis de caracterizar. A sabedoria e "idoneidade" da cultura lusa distingue-nos como povo e, embora amordaçado em determinada altura, e sempre, de alguma forma privado da sua verdadeira liberdade, nunca deixa de ser distinto e quase que "abençoado" por um talento natural de ser brilhante em inúmeros feitos. Um deles, na palavra escrita.


Este single é o inicio de uma descoberta e obra única que o público poderá ter acesso já a partir de Setembro do ano de 2016 .


Por tudo o que foi referido, Yolanda Soares escolheu o dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para partilhar o video "O Nosso Povo", e o single com o mesmo nome, do próximo álbum intitulado "Royal Fado".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rádio Manuela Cardoso:   Não escolhi a Rádio, ela é que me escolheu!                                                                                                       Jornalista: Andreia Carneiro         Manuela Cardoso, uma eterna menina da rádio. De Lamego para o Mundo, um coração que bate a cada palavra que envia para o seu auditório. Descubra-a nesta conversa de amigas... Vai valer a pena!          Uma menina da rádio, eternamente, apaixonada pela profissão. Concordas comigo? Menina da rádio, faz-me lembrar um filme português bem antigo... Sim, mesmo que quisesse disfarçar não conseguia. Eternamente apaixonada, 100% apaixonada pela rádio. Para mim: " Fazer rádio é um eterno vício para quem verdadeiramente nasceu radialista!" como escreveu Mettran Senna  Onde e quando teve inicio esta paixão?  É mesmo uma paixão (  ) e que começou bastante cedo. Era ainda bastante pequenita, andaria para aí na escola primária e como o meu pai( J
Desporto na Rádio Pedro Ferreira   A Paixão pela rádio                                                                                       por: Andreia Carneiro  Há anos que a voz de Pedro Ferreira se ouve na Antena 1, em reportagens de desporto e em relatos de futebol. Mas, quis a vida profissional que a  mais bonita conversa, até aos dias de hoje, tenha sido  com Miguel Torga. Todos os passos na rádio foram contados por si, num regresso de Kiev.     Conta-me como nasceu a tua paixão pela rádio?   A minha paixão é mesmo a rádio. Foi praticamente a minha casa desde o dia em que nasci. O meu pai começou a trabalhar aos 16 anos na Emissora Nacional, foi jornalista durante mais de 40 anos, e eu desde muito cedo frequentei a rádio, observava tudo o que se passava e deixei-me apaixonar pelo fascinio, quase secreto, da rádio. As pessoas eram apenas um nome e uma voz.       Tinhas outra profissão, em mente, ou jornalismo foi sempre o teu maior interes
Dança            Vadim Potapov                                       "sou vosso por completo"                                                                               por: Andreia Carneiro Como e quando surgiu o teu gosto pela dança, fazes ideia?   O meu gosto pela dança foi pela iniciativa da minha mãe. Na Rússia, ela inscreveu-me nas danças de salão, com 6 anos de idade, onde eu pratiquei até aos meus 10. E por pena minha tive que deixar a dança porque tínhamos mudado da cidade. Passado três anos viemos para o Portugal. E passado um ano, após estar cá, a minha mãe mais uma vez decidiu-me colocar de novo aprender dança. Obrigado Mãe! Porque, agora, sei que é, realmente,  minha verdadeira paixão!           Sendo um bailarino de danças de salão, qual o teu estilo de dança preferido?   Ui isso é uma pergunta difícil, porque gosto de dançar vários estilos. Mas penso que, o que gosto de repetir, várias vezes, talvez seja o samba e