Uma Praça de Antuérpia
A Saída de Emergência convidou a reconhecida escritora brasileira Luize Valente para vir a Lisboa nos dias 14 e 15 de Dezembro falar sobre o livro Uma Praça em Antuérpia. Um romance sobre a segunda guerra Mundial descrito pelos olhos de duas irmãs gémeas portuguesas. Para escapar da sombra nazi que vai devorando a Europa, a família de uma das gémeas conta com a ajuda de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul que salvou milhares de vidas emitindo vistos para Portugal, em 1940, enquanto actuou em Bordéus, França.
Uma vez que este livro descreve tão bem a actuação do Cônsul Aristides Sousa Mendes em prol dos refugiados, António Moncada de Sousa Mendes, neto do Cônsul, convidou a autora para estar presente na inauguração da Casa Aristides Sousa Mendes em Cabanas do Viriato, no dia 13 de Dezembro. Por ocasião da abertura oficial da Casa do Cônsul faremos a apresentação pública do livro Uma Praça de Antuérpia.
LUIZE VALENTE nasceu no Rio de Janeiro, é escritora, documentarista e jornalista, com mais de 25 anos de experiência em televisão, nas redes Globo,
Bandeirantes, canal GNT e GloboNews. É autora de diversas obras e documentários, entre os quais se destacam o livro em coautoria com Elaine Eiger Israel: rotas e raízes, e os documentários Caminhos da Memória: a Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005), que recebeu o prémio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de São Paulo. A partir de 2012 envereda pela ficção, publicando na Editora Record o romance histórico O Segredo do Oratório (2012). Em 2015 foi lançado, igualmente pela Editora Record, o seu novo romance histórico, Uma Praça em Antuérpia, que agora temos o privilégio de editar em Portugal na ilustre Coleção da História de Portugal em Romances. Estão a decorrer negociações com uma produtora de Nova Iorque para a adaptação deste título ao cinema.
Comentários
Enviar um comentário